Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











terça-feira, 29 de junho de 2010

Encontrei na Internet um trabalho em Power Point que transmite uma ideia Global e bem sistematizada das diversas formas de Comunicação Tipos de comunicação

A comunicação não se realiza apenas entre os homens, mas é típica da espécie humana, no entanto, há muitos outros meios de que o homem se serve para comunicar ideias todos os sinais, alem das palavras que se empregam para indicar:
        - Sentimentos e atitudes;
        - Expressões faciais;
        - Gestos corporais;
        - Sons diversos.
Comunicação Verbal:
                    “È aquilo que se diz” expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, etc.

Tipos de Comunicação Verbal:    
     Verbal escrita:                            
- Livros;                                                
- Jornais;
- Telefone;
- Cartazes.

Verbal oral:
- Diálogo entre duas pessoas;
- Televisão;
- Rádio.
Comunicação não Verbal:
Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções, acompanham, reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal, delineando significações de conferindo uma vivência mais profunda e autentica da comunicação. 
A comunicação não verbal processa-se através dos gestos, das posturas, das expressões faciais, das organizações da voz e do silêncio, do vestuário, dos objectos de que nos fazemos cercar, da relação que estabelecemos, quer com estes objectos quer nós.


Gestos:


  • Acompanham a linguagem falada e reforçam a mensagem verbal;
  • Os gestos são aprendidos e estão limitados pela sociedade e cultura onde estamos inseridos;
  • Aprendemos a utilizar um código um código gestual e interpretámo-lo;
  • Ajudam a interpretar o conteúdo das comunicações, definir os papéis e os desempenhos sociais.
Postura:
A forma como nos posicionamos transmite aos outros se estamos interessados em estabelecer contacto se estamos interessados nos que eles têm para dizer.
Ex: Braços ou pernas cruzadas para longe do outro indicam desinteresse.

Uma postura corporal, aberta indica relaxamento e interesse num contacto mais próximo.

Expressões faciais:
Quando comunicamos o nosso corpo também fala. As nossas expressões faciais comunicam os nossos sentimentos, emoções e reacções internacionalmente ou não.
Através da nossa expressão facial podemos postar respeito ou
desrespeito para com os outros. 


                                                               Contacto visual:
É algo potente. A sua ausência é entendida como desonestidade, ansiedade ou desinteresse. È também uma oportunidade perdida da nossa parte, pois não conseguimos aperceber-nos das reacções do outro.
Em contrapartida, quando fazemos contacto visual transmitimos interesse. Olhar os outros nos olhos também nos transmite, saber do seu interesse em nós ou em algo que estão a observar.
Silêncios:

  • Bastante frequentes nas relações afectando-as;                                       

  • Momento de profunda troca de emoções e sentimentos;

  • Fundamentais, porque para executar o outro é preciso estar em silencio;

  • Fazem parte integrante da comunicação.

Toque:

           











Acenar com a cabeça:
Permite-nos transmitir aos que estamos a compreender aquilo que estão a dizer e incentiva-os a continuar.
Existem algumas pessoas que não usam esta linguagem gestual, transmitindo uma mensagem de discordância, desinteresse ou confusão relativamente ao assunto.

Roupa e Adornos:
A maneira como nós nos vestimos comunica algo aos outros não só através das cores (alegres, garridas ou escuras), mas através dos tecidos e do corte utilizado.

Ex.: Uniformes- Através  deles sabe-se o papel desempenhado pelo sujeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário