Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Marketing ao longo dos tempos

http://www.nikken.arturdomingos.org/8d5a3b51-f867-4588-862a-9f51c6c11e87-9.html
História do marketing:
 A Pré-História
Apesar de encontrarmos as suas raízes ao longo da história da humanidade, na própria génese do comércio o marketing é um campo de estudo novo, se o compararmos com os demais campos do saber. O estudo do mercado, surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, oriunda da Revolução Industrial. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, a sua preocupação era exclusivamente a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de escolha e a concorrência era praticamente inexistente.
Mantendo-se inalterada até fins da Segunda Guerra Mundial, reagindo ao crescimento da concorrência, especialistas começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores, surgindo então a cultura de vender a qualquer preço. Neste período, os vendedores cheios de truques faziam da arte de vender e até hoje os profissionais do mercado são vistos com desconfiança.

Década de 1950
O primeiro golpe contra esta cultura veio em 1954 pelas mãos de Peter Drucker ao lançar o seu livro “A Prática da Administração”, não se tratava de propriamente um livro sobre marketing, mas foi o primeiro registo escrito que cita o marketing como uma força poderosa a ser conquistada em consideração pelos administradores.

Década de 1960
O segundo golpe veio em 1960 por Theodore Levitt, mais tarde intitulado o pai do marketing, professor da Harvard Business School revelou uma série de erros de percepções e mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou o mundo dos negócios. O vender a qualquer custo deu lugar à satisfação garantida. Não é de admirar que assistiu-se logo após este período a um renascimento das marcas como Coca-Cola, Sears, Marlboro, etc.
O mundo do marketing começou a evoluir, muitos artigos científicos foram escritos, muitas pesquisas feitas e dados estatisticamente relevantes traçados. Começando assim a necessidade de efectuar um estudo sério do mercado. Este conhecimento adquirido ficou divulgado, muitas vezes restrito ao mundo académico. Em 1967, Philip Kotler, lança a primeira edição de seu livro "Administração de Marketing", onde reúne, testa e consolida as bases daquilo que até hoje formam os princípios do marketing.

 Década de 1970
Nos anos 70 destacou-se o facto de surgirem departamentos e directorias de marketing em todas as grandes empresas. Não se tratava de mais uma boa ideia, mas de uma necessidade de sobrevivência. É nesta época que se multiplicam os supermercados, shoppings centers e franchises. De facto, a contribuição do marketing é tão notória no meio empresarial, que passa rapidamente a ser adoptada em vários outros sectores da actividade humana. O governo, organizações civis, entidades religiosas e partidos políticos passaram a valer-se das estratégias de marketing adaptando-as as suas realidades e necessidades.
Década de 1980
Em 1982, o livro "Em Busca da Excelência", de Tom Peters e Bob Waterman inaugurou a era do marketing. Num golpe de sorte editorial, produziram o livro de marketing mais vendido de todos os tempos, ao focarem completamente a sua atenção para o cliente. O fenómeno dos gurus levou o marketing às massas, e portanto as pequenas e médias empresas, e a todo o tipo de profissional. Talvez por isso, e também por uma necessidade de mercado o marketing passou a ser uma preocupação directa da alta direcção de todas as mega-empresas e mega-corporações, não estando mais restrita apenas a um departamento.

 Década de 1990
Assim como em muitos outros sectores, o avanço tecnológico dos anos 90 também tiveram um forte impacto no mundo do marketing. O comércio electrónico foi uma revolução na logística, distribuição e formas de pagamento. O CRM (Customer Relationship Management) e o serviços de atendimento ao consumidor, entre outras inovações, tornaram possível uma gestão de relacionamento com os clientes em larga escala. E como se isso não fosse o suficiente a Internet chegou como uma nova via de comunicação. Outra tendência do período foi o fortalecimento do conceito de marketing social no qual tornou-se uma exigência de mercado haver uma preocupação com o bem-estar da sociedade. A satisfação do consumidor e a opinião pública, passou a estar directamente ligada a participação das organizações em causas sociais, e a responsabilidade social transformou-se numa vantagem competitiva.

 Década de 2000
O inicio do novo milénio assistiu a segmentação da televisão por cabo, a popularidade dos telefones móveis e a democratização dos meios de comunicação especialmente via Internet. A World Wide Web já estava mais aprofundada o suficiente e nos primeiros anos desta década surgiram uma infinidade de pesquisas e publicações sobre Web marketing e comércio electrónico. Mas mais do que isso, agora o cliente não tem apenas poder de escolha, tem também poder de informação.

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