Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











quarta-feira, 30 de junho de 2010

A origem e objectivos do Marketing


A ciência do marketing, ligada ao controle dos mercados, é mais antiga do que aquela que investiga a ciência dos mercados. O conhecimento de marketing por parte dos gerentes teve um papel fundamental no surgimento do capitalismo contemporâneo.
Desde a metade do século XIX, a internalização dos mercados nas grandes companhias, a prática repetida da segmentação do mercado ou mesmo a construção social da demanda confirmaram a vitória da “mão visível” dos gerentes sobre a “mão invisível” do mercado. Uma vez que o marketing não é mais do que uma arma comum de forças do negócio, seu e tudo reforça a ideia de uma construção social dos mercados e é visto “‘como uma extensão do poder de oferta sobre a demanda.
A história do marketing está ligada à separação progressiva do conhecimento de marketing, das práticas de mercado, localizado entre a oferta e a demanda, mas, também, entre a ciência e a prática, muda toda a perspectiva. O Marketing surge como uma disciplina alternativa da economia de mercado, favorecendo a circulação do conhecimento, a melhoria dos conceitos e, ainda, da implementação de novas ideias e práticas.
Para o bom entendimento de como a urgência do marketing, como uma disciplina gerência, contribuiu para o funcionamento dos mercados, é importante observar que, quando se começou a realizar estudos académicos nesta área, a Economia era a única disciplina que lidava com o fenómeno do marketing e os economistas da época criaram um “novo conhecimento” ao se comprometerem a seguir, fisicamente, os movimentos.
Objectivos do marketing:
Os objectivos do marketing têm que estar totalmente vinculados aos objectivos da organização em que ele está inserido. Se a organização pretende a perenidade, gerar lucros deve ser temperado com a preocupação pelos valores humanos e sociais. Parece ser uma tendência do materialismo voltado para o humanismo e as empresas que tomam a sério essa mudança terão que ficar mais atentas aos objectivos de longo prazo mais que os de curto prazo. Além disso, os executivos de marketing devem estar mais preocupados com a qualidade do relacionamento com o mercado do que com os produtos que produzem.Os objectivos de curto prazo, além dos resultados sociais das organizações, podem ser definidos em termos financeiros, de volume ou de participação de mercado.

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