Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os Conceitos e as Funções de um Profissional de Marketing




As funções do Profissional em Marketing:

Gerente de produtos, de mercado e o vice-presidente de marketing: analisar, planear e implementar programas que produzam um nível e composto de transacção desejado como os mercados alvos.

Gerente de marketing:  estimular a demanda pelos produtos da empresa, influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objectivos. Realizam pesquisas de marketing, planeamento (mercados-alvo, posicionamento de mercado, desenvolvimento de produto, fixação de preço, canais de distribuição, distribuição física, comunicação e promoção), implementação e controle.
Conceitos de Marketing:



1. Conceito de Produção:



Assume que os consumidores darão preferência aos produtos que estiverem amplamente disponíveis e forem de preço baixo. Os gerentes de organizações orientadas para a produção concentram-se em atingir eficiência de produção elevada e distribuição ampla.
2. Conceito de Produto:
Assume que os consumidores favorecerão aqueles produtos que oferecem mais qualidade, desempenho ou características inovadoras. Os gerentes das organizações orientadas para o produto focam sua energia em fazer produtos superiores, melhorando-se ao longo do tempo.
3. Conceito de Venda:
Assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente dos produtos da organização. Assim, a organização deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoção.
4. Conceito de Marketing:
Assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as actividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvo.
5. Conceito de Marketing Social:
Assume que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado alvo e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade. Alerta que as empresas devem equilibrar três considerações: o lucro da empresa, a satisfação dos desejos do consumidor e o interesse público.
http://guiadomarketing.powerminas.com/conceitos-de-marketing/


O que é o mercado -alvo?
A primeira coisa a ser definida em qualquer pleneamento de marketing é quem são seus consumidores, e qual exactamente é o seu mercado alvo. Este é o grupo de consumidores a quem a empresa decide digerir seus produtos, serviços  ou ideias, com uma estratégia destinada a satisfazer suas necessidades e preferências específicas, uma vez que, por maior e mais eficaz que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as necessidades da sociedade.

http://guiadomarketing.powerminas.com/372/

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