Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











segunda-feira, 22 de março de 2010

MIGUEL NEIVA cria um sistema de referêcia cromática para daltónicos

http://coloradd.net/codigo.htm 
Daltonismo é o nome que se atribui a uma alteração congénita, que consiste na insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de cerca de 30.000 cores. O daltónico apenas consegue identificar ou diferenciar entre 500 e 800 cores.


Código gráfico monocromático: Sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permita aos daltónicos identificar correctamente as cores.


O desconforto psicológico da dependência de terceiros: È incontornável na medida em que a alternativa é a insegurança quanto ao aspecto geral da indumentária, do ambiente doméstico, da orientação ou da identificação concreta quando a cor é factor determinante, podendo comprometer a aceitação do indivíduo em situações de integração social e/ou profissional.
Este projecto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da a qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no "interface" produto/utilizador de forma a que o objecto sirva realmente a sua "função", seja um "objecto ao serviço do utilizador".


Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projecto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer acto onde a cor seja factor determinante.


ColorAdd é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-económicas.
Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.O projecto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão.


Miguel Neiva, designer

1 comentário:

  1. Nos Objectivos, coloca também alguma referência às formas de comunicação, além dos meios.
    Dora

    ResponderEliminar