Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











terça-feira, 6 de julho de 2010

A importância da internet para o Marketing

A Internet é hoje uma ferramenta importante em qualquer plano de marketing. Entre as utilizações potênciais da Internet no plano de marketing, o sítio Web tem um papel fundamental atribuindo-se-lhe três vertentes fundamentais: informar, entreter e comunicar. Dependendo da natureza da instituição responsável pelo sítio Web e do objectivo que esteve por detrás da sua criação, irá ser dado maior ou menor ênfase a cada uma dessas vertentes.
O Marketing de Internet, também referido como i-marketing, web marketing, marketing online ou E-Marketing, é o marketing de produtos ou serviços na Internet.O E-Marketing pode ser conceituado como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet. Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o facto de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.

A internet está provocando uma transformação excepcional no mundo dos negócios, exigindo que as organizações deixem de lado muito do que foi aprendido até agora e passem a pensar no capitalismo globalizado a partir de uma óptica mais avançada, que até pouco tempo atrás nem era concebível, onde empresas e consumidores não possuem fronteiras.

Características importantes do Marketing na Internet: 
• Efeito imediato: Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/ serviços, crescimento dos utilizadores na Internet ;
• Personalização: È a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one.
• Quantificação: A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc.
• Envolvimento do Utilizador: Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
• Efeito de Rede: A comunicação entre clientes é importante. Os clientes tem maior capacidade de constituir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.

Razões para apostar no Marketing de Internet:
Aumento das compras via Internet;
Novas formas de fazer negócios;
Resolver disfunções competitivas;
Diversificar canais;
Atrair novos clientes.
Finalidades:
O Marketing e o E-Marketing visam a mesma finalidade: a aplicação de técnicas, métodos e sistemas que permitam a adequação da oferta (produtos, serviços, ideias) em todas as suas vertentes (preço, distribuição, comunicação) à satisfação das necessidades detectadas ou pressentidas nos consumidores. O E-Marketing pode ser considerado a aplicação da filosofia de Marketing às novas tecnologias.

E-Marketing e negócios na Internet:
Através da Internet, encontramos uma nova e poderosa forma de comunicar. Comunicar, neste meio, significa a conjugação de texto, imagem, dados e som numa só mensagem. As fronteiras físicas desaparecem facilmente, quando se comunica com indivíduos de várias partes do globo, o que permite uma maior troca de informação. A Internet permite-nos segmentar e personalizar as mensagens, passando então a comunicar com a sociedade de uma forma individualizada e personalizada. Identificam-se algumas vantagens deste meio, na óptica das organizações e dos consumidores.

Para as empresas no mercado virtual é importante:
Imagem e prestígio da organização;
Notoriedade e reconhecimento da marca;
Prospecção de desenvolvimento do mercado;
Reacção da concorrência;
Venda de produtos e/ou serviços;
Melhoria do serviço aos clientes;
Poupança de recursos/reduzir custos;
Teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado;
Adaptabilidade constante;
Promoção de uma comunicação interactiva, bidireccional (empresa -cliente e vice versa);
Acesso permanente ao mercado;
Acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos;
Possibilidade de actuação global;
Redução dos tempos de transacção;
Redução de erros de processamento;
Rapidez de adopção das novas tecnologias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Internet

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