Objectivos

Esta PAP (blogue) tem o intuito de divulgar e esclarecer toda a evolução da História do Marketing e da Comunicação ao longo dos tempos.Começando pela forma como surgiram as etapas pelas quais tiveram de passar até chegar aos dias de hoje.











terça-feira, 23 de março de 2010

Código de comunicação para os Daltónicos

http://coloradd.net/codigo.htm A proposta criada baseia-se na procura da cor (não a cor luz - RGB) composta pela relação de três feixes de cor.

O conceito apoia-se na cor pigmento, CORES PRIMÁRIAS como base de partida:
AZUL (cyan), VERMELHO (magenta), AMARELO e o seu consequente desdobramento das cores secundárias.


O código é "construído" a partir de três formas simples para:
-Permitir uma fácil e imediata apreensão do elemento gráfico;
-Rápida integração no "vocabulário visual";
-Facilidade de aplicação/produção em dimensões reduzidas.

Torna-se, inclusivamente, num jogo mental que permitirá ao indivíduo relacionar facilmente as cores e seus desdobramentos sem grande esforço de memorização, através da conjugação de formas simples       aliadas às combinações cromáticas elementares.

A cada forma primária do código está associada uma cor e das três formas/cores, nasce e desenvolve-se todo o código e as cores baseiam-se no desdobramento destes três elementos:

Às três formas que representam as três cores "primárias", foram acrescentadas mais duas que, de forma também simples, representam o preto e o branco.
Conjugadas com outros elementos representam o desobramento de cores com tonalidades mais claras ou escuras.

Desdobramentos de cores:
A conjugação destas formas compõe as cores secundárias como se estivesse a "misturar" os próprios pigmentos primários.
Torna-se fácil a sua apreensão e consequente composição de uma "paleta" de desdobramentos de cores.

Variações claro e escuro:
O branco e o preto, associados aos restantes ícones, define-se o claro e o escuro, surge uma paleta de cores abrangente que permite todos os desdobramentos das cores compostas e variações de tom.





Tons de Cinza:
A representação dos tons de cinzento, tonalidade de "cor" com uma utilização bastante frequente no vestuário.

Cores Especiais:
O dourado e o prata, cores com bastante relevância no vestuário, implicaram a criação de um ícone específico.

segunda-feira, 22 de março de 2010

MIGUEL NEIVA cria um sistema de referêcia cromática para daltónicos

http://coloradd.net/codigo.htm 
Daltonismo é o nome que se atribui a uma alteração congénita, que consiste na insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de cerca de 30.000 cores. O daltónico apenas consegue identificar ou diferenciar entre 500 e 800 cores.


Código gráfico monocromático: Sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permita aos daltónicos identificar correctamente as cores.


O desconforto psicológico da dependência de terceiros: È incontornável na medida em que a alternativa é a insegurança quanto ao aspecto geral da indumentária, do ambiente doméstico, da orientação ou da identificação concreta quando a cor é factor determinante, podendo comprometer a aceitação do indivíduo em situações de integração social e/ou profissional.
Este projecto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da a qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no "interface" produto/utilizador de forma a que o objecto sirva realmente a sua "função", seja um "objecto ao serviço do utilizador".


Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projecto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer acto onde a cor seja factor determinante.


ColorAdd é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-económicas.
Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.O projecto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão.


Miguel Neiva, designer

terça-feira, 16 de março de 2010

A importância da comunicação para uma organização

A comunicação é importante para qualquer individuo ou organização. A troca de informação entre duas ou mais pessoas é o pressuposto básico de uma comunicação. A comunicação não pode ser individual, necessidade de duas ou mais pessoas para realizar o processo comunicativo, uma vez que uma informação precisa ser repassada a alguém.
O facto é que com a evolução das novas tecnologias, houve uma necessidade de se evoluir a forma de se comunicar.
Actualmente as organizações enfrentam um ambiente onde a comunicação tornou-se cada vez mais complexa. Os meios de comunicação tornam-se mais complexos, à medida que reflectem mudanças em valores sociais e culturais que, na maioria das vezes, não são absorvidos com a rapidez adequada pelas organizações.

É fundamental trabalhar a comunicação na empresa. A velocidade com que as informações são conseguidas administradas pode marca a linha de vida de uma organização. As novas tecnologias propiciam, cada vez mais, o grande volume e a grande velocidade do tráfego de informações. Não é qualquer um que realiza uma boa comunicação nas organizações. O processo de comunicar exige mais do que um simples envio de mensagem para os receptores.
As empresas para serem viáveis, é preciso possuir e utilizar os meios adequados para enviar e conseguir informações sobre o ambiente que a cerca e além das informações a respeito dela mesma. Para se manter firme no mercado é preciso usufruir bastante do processo de informação. Saber o que fazer com a informação obtida é outro passo importante para o sucesso de qualquer organização.
A comunicação interna entende-se como uma actividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação, entre os actores organizacionais, e que está inerente a toda a actividade desenvolvida pelos mesmos. Neste âmbito destacam-se sobretudo as actividades de selecção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de actividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

História da Comunicação

No decorrer de uma alargada pesquisa para tentar explicar de forma simplificada a História da Comunicação, deparei-me com um site que ilustrava de forma fácil e correcta todas as noções básicas que tencionava transmitir.


A HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
Desde o início dos tempos, o homem procura comunicar com os seus semelhantes. O primeiro passo foi criar a LINGUAGEM ESCRITA, mas demorou muito tempo até descobrir como deixar os seus registos.








 Na pré-história, desenhava nas paredes das cavernas.










                                   
                          
       
                  Os egípcios criaram os hieróglifos




Aos poucos foi desenvolvendo o ALFABETO, que variava de língua para língua. Ao juntar letras, o homem criava palavras, ao juntar as palavras, o homem criava frases transmitindo assim a sua história e as suas ideias para os seus semelhantes e descendentes.
Mesmo os povos mais primitivos, que não desenvolveram uma linguagem escrita, encontraram outros meios de comunicar entre si, e enviar as suas mensagens.






Em África a linguagem dos tambores era uma espécie de rádio da época. 

 
                                                                  
 
                                                                                                                     
                Os índios americanos usavam sinais de fumo.Mas como e que eles faziam quando havia vento?





Os índios brasileiros imitavam o canto dos pássaros quando queriam enviar mensagens entre si.






Para enviar mensagens a lugares distantes, o homem usava vários meios:                                                                                           






Na idade média os arautos do Rei liam as mensagens em praça pública.






Foi também criado o CORREIO, durante muito tempo a forma mais eficaz de vencer distâncias






E também haviam livros sendo escritos a mão linha por linha








                                             
No séc. XV Gutemberg inventou a IMPRENSA, multiplicando o poder da comunicação





A partir do século XIX o homem descobriu que podia enviar mensagens instantâneas para o outro lado do mundo. Samuel Morse inventou o TELÉGRAFO.






O RÁDIO foi outra invenção muito importante, pois músicas e mensagens podem ser enviadas através de ondas invisíveis no ar







A TELEVISÃO surgiu no século XX, transmitindo ao mesmo tempo som e imagem, e hoje faz parte do dia-a-dia de cada família.








 

O mais importante passo na História da Comunicação foi dado por Alexander Graham Bell, que em 1876 inventou o telefone. Agora as pessoas podiam falar e ouvir a resposta na mesma hora.








Os primeiros telefones eram um pouco estranhos, mas com o tempo eles foram evoluindo.
 
 
 
 
 
                                        


 Através do telefone podemos hoje não só falar, mas também enviar documentos pelo fax...




 
 
 



             ...e até mesmo aceder a INTERNET
                                                  





Hoje temos a ajuda dos SATÉLITES, que retransmitem mensagens e comunicações por todo o planeta.





Agora ficou mais fácil falar com alguém do outro lado do mundo.





                                     E o telefone não precisa mais de ter fios: hoje qualquer um pode ter um telemóvel!



O QUE O FUTURO NOS RESERVA? AS COISAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RÁPIDAS QUE NEM SABEMOS O QUE O HOMEM É CAPAZ DE INVENTAR.